sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Receita: Camarão à Baiana

Eu sei que vocês vão achar essa receita até bem simples mas o sabor dela, é algo simplesmente deliciosa! Com certeza é um dos meus pratos favoritos e feitos pelas mãos da minha mãe (nunca fiz), não tem erro! Tenho até medo que o dia que for tentar fazer, não consiga alcançar tamanho grau de gostosura...e além disso, ainda é rápida! <3 Outra coisa é que sei que camarão à baiana é um prato conhecido e eu não sei se essa receita segue a tradição, não lembro de ter comido em outra ocasião que não feito pela minha mãe, então me desculpem se ela não for exatamente preparada do 'modo certo', essa aqui é de família, tá? Então vamos lá!
Ingredientes:
700g de camarão regional
2 batatas
3 colheres (sopa) de dendê
1 lata de milho
2 caixinhas de creme de leite
cebola e cheiro-verde para temperar
Modo de Fazer:
Antes da receita, vamos aos esclarecimentos a respeito do camarão: eu não sei como se denomina esse camarão em outros lugares, eu sei que aqui por Belém é assim, camarão regional. Se tiverem dúvida, é um camarão pequeno, tamanho entre o camarão normal e o aviú, descascado, sem cabeça e sem rabo, bem salgado, aqui costumeiramente vendido em pratinhos de isopor no supermercado, por porções. Esses 700g dá uns dois pratinhos e meio, segundo minha mãe. Da próxima vou tirar foto e atualizo o post, ok? Espero que não tenham dificuldades em saber qual camarão se utiliza, qualquer coisa tentem se guiar pelas primeira imagens, que dá pra ver mais ou menos como é, já que ele não modifica durante o cozimento. Enfim, dessalgue o camarão, colocando-o para ferver em água e trocando-a, até estar quase sem sal. Daí tempere, na mesma panela, com cebola e cheiro-verde e os temperos de sua preferência, tipo cominho, pimenta-do-reino, sal, etc...e leve ao fogo, para refogar. Adicione água e deixe ferver, como mostra as primeira e segunda imagens abaixo. Depois de uma boa fervida, em que o caldo pegou o gosto do camarão, coloque as batatas cortadas em cubos e deixe elas cozinharem, mas não muito. Daí adicione o dendê. Não se preocupe em engrossar o caldo porque aqui nessa receita ele é mais líquido mesmo. Deixe ferver mais um pouco, sem deixar a batata cozinhar demais. Adicione o milho escorrido, o creme de leite e misture. Ferva mais um pouco, pra incorporar o creme de leite. Sirva com arroz branco. E se fizer, me conta depois o que achou, hein.

2 comentários:

  1. Que delíciaa! O pessoal lá de casa ama camarão! Vou anotar!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Ficou lindo, sério. Mas não consigo gostar de frutos do mar, nem mesmo camarão. :/



    http://denovomaisumavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir